Segundo informações obtidas pela agência de notícias Reuters, baseado no depoimento de nove ex-funcionários entrevistados, funcionários da montadora Tesla usaram câmeras de carros para espionar clientes e compartilharam internamente na empresa vários vídeos e fotos gravados a partir das câmeras. 

A montadora diz que teria feito a instalação de câmeras em seus carros elétricos para ajudar na direção dos motoristas. Contudo, entre as imagens que foram compartilhadas pelos funcionários da Tesla, há clientes em situações pessoais e íntimas, além de vídeos de acidentes. 

LEIA TAMBÉM: 

Na entrevista realizada pela Reuters, os ex-funcionários revelaram que a prática de compartilhar imagens e vídeos invasivos gravados pelas câmeras dos automóveis dos compradores não era somente um comportamento isolado, mas sim uma cultura comum em alguns departamentos da montadora.

Apesar da Tesla declarar que as gravações das câmeras continuem anônimas e não estão vinculadas ao proprietário do veículo, ex-funcionários afirmaram que o sistema usado pelos funcionários pode exibir a localização das gravações, isso pode potencialmente expor a localização dos proprietários dos veículos.

Ainda, de acordo com os ex-funcionários, existia uma pressão interna para que os trabalhadores apresentassem que o sistema de câmeras era eficiente, o que acarretava em compartilhamento de gravações, mesmo que de natureza privada. 

A Tesla não se pronunciou sobre o assunto.

Fonte: Terra