Brasileiros costumam desativar aplicativos por preocupação com os dados pessoais

Brasileiros costumam desativar aplicativos por preocupação com os dados pessoais

Um levantamento feito pela Cetic.br detalhou que uma quantidade significativa de brasileiros se preocupam com os sites e aplicativos que envolvem as informações pessoais. A empresa conversou com 2.556 participantes para chegar ao resultado. 

Com os casos de vazamentos de dados acontecendo com frequência, principalmente envolvendo empresas de tecnologia, proteger os dados pessoais é cada vez mais necessário para as empresas e os governos. A Lei Geral de Proteção de Dados foi criada para melhorar esse cenário e deve ser levada em consideração no dia a dia. 

O levantamento da Cetic.br trouxe algumas informações sobre a segurança dos dados, são eles:

  • 77% dos brasileiros já desativaram alguma aplicativo por conta da segurança de seus dados;
  • 69% dos usuários passaram a não visitar uma página da web por preocupação com os dados pessoais;
  • 56% dos usuários passaram a não utilizar plataformas ou serviços oferecidos;
  • 45% não adquiriram algum produto eletrônico por preocupação com as informações pessoais. 

Limitação de localização geográfica

Outro dados apontado pelo levantamento da Cetic.br foi sobre o comportamento das pessoas sobre a utilização dos aplicativos:

  • 70% já checou a segurança de um aplicativo;
  • 69% não aceito que seus dados fossem utilizados para propaganda;
  • 68% já conferiu as políticas antes de aceitar os termos;
  • 64% possui as redes sociais limitadas;
  • 62% desativou acesso a localização por parte dos aplicativos. 

 

O pesquisador do Cetic.br, Winston Oyadomari revelou que:  “o que a gente tem chamado atenção é a necessidade de desenvolver uma cultura de proteção de dados. Uma proporção pequena dos usuários efetivamente faz alguma solicitação, reclamação ou denúncia”.

Sobre o comportamento de compra dos participantes, cerca de 42% estão preocupados com o assunto e 25% se preocupam com os tratamentos dos dados feitos pelos sites e plataformas. Os sites e aplicativos de bancos são uma questão muito preocupante para 35% dos entrevistados. Outros 24% estão preocupados. 

Alexandre Barbosa, gerente do Cetic, revela que “investir em práticas organizacionais de adequação à LGPD contribui, em última instância, para a construção de uma cultura de proteção de dados no país”.

Fonte: Privacy Tech

Autor(a): Gabriela Stahler

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