Milhões de sites ficam expostos após erro de plugin do WordPress

Milhões de sites ficam expostos após erro de plugin do WordPress

Um erro grave avistado em um plugin utilizado na interface WordPress possibilita  a entrada de invasores em quase 12 milhões de sites, caso sejam explorados por eles.  A falha foi vista pelo profissional de segurança cibernética Jerome Bruandet. 

O bug, segundo o pesquisador da NinTechNet, impacta o Elementor Pro, uma extensão que garante a criação de sites profissionais, ainda que os responsáveis não saibam tanto sobre programação.

VEJA MAIS: 

A falha pode ser encontrada quando o plugin é usado juntamente com outro instrumento de construção de lojas online, o WooCommerce. Caso cheguem nesse patamar, qualquer usuário poderia acessar e criar novos registros e se incluir como administrador. 

Com isso, pessoas mal intencionadas poderiam controlar o tráfego do site para outro. Também seria possível realizar outras movimentações maliciosas. 

Dessa forma, os cibercriminosos estão aproveitando o erro para explorar os sites, como confirmou o sistema de gerenciamento de conteúdos. Os relatórios gerados revelam que os ataques estão sendo organizados com o uso do IPs 193.169.194.63, 193.169.195.64 e 194.135.30.6 e estão gerando a instalação de arquivos wp-resortpack.zip, wp-rate.php e lll.zip nos sites invadidos.

Atualização da plataforma

Após ter conhecimento do bug em 18 de março, o Elementor Pro já o corrigiu ao criar um patch de segurança. Também é necessário que os administradores atualizem os sites para garantir essa proteção. 

As versões 3.11.6 e as que antecedem o Elementor Pro são as afetadas. O update direciona o plugin para 3.11.7 que não possui a vulnerabilidade. Já os usuários do Ninja Firewall WP Edition e do Ninja Firewall WP+ Edition não são afetados pelo bug, de acordo com a plataforma.

Todos os usuários já possuem conhecimento do ocorrido, visto que, a plataforma já garantiu o repasse da informação. 

Fonte: Tecmundo

Autor (a): André Luiz Dias Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *