Uso de aplicativo de mensagens pelo governo entra em revisão no Reino Unido

Uso de aplicativo de mensagens pelo governo entra em revisão no Reino Unido

Aplicativos de mensagens, como whatsapp e messenger, e e-mails (geralmente utilizados pelos funcionários do governo) serão revistos no Reino Unido. O motivo da revisão está no uso inadequado de dados visto durante a pandemia da Covid-19.

De acordo com o Gabinete do Comissário de Informação (ICO), haverá uma análise dos perigos no sistema referente aos dispositivos de mensagens privadas para entender como melhorar a troca de mensagens por lá.

  • Leia também:

Prefeitura do Recife promove curso para capacitar servidores sobre a LGPD

Cerimônia CPDP Latam 22 traz discussão sobre proteção de dados e IA

Segundo o comissário de Informação do Reino Unido, John Edwards, “entendo o valor da comunicação instantânea que algo como o WhatsApp pode trazer, principalmente durante a pandemia, onde as autoridades foram forçadas a tomar decisões rápidas e trabalhar para atender a demandas variadas”.

No entanto, o preço do uso desses métodos, embora não seja contra a lei, não deve resultar em falta de transparência e segurança inadequada dos dados“, destaca Edwards.

Haverá, portanto, uma investigação de aproximadamente um ano para entender como as ferramentas são usadas pelos funcionários do Departamento de Saúde e Assistência Social (DHSC) e pelos ministros do governo durante a época do caso.

A análise feita até o momento trouxe uma “falta de controles claros“, conforme destaca o ICO, além das chances de detalhes relevantes serem utilizados de forma inadequada e sem segurança.

Fonte: Época Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *